sexta-feira, 18 de maio de 2012

Nossa Escola é Nota 10!


Na manhã desta sexta-feira, 18, a assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Quixeramobim, encaminhou a imprensa, uma relação, contendo o nome de 11 escolas agraciadas pelo 'Prêmio Escola Nota Dez’, no município. Três unidades escolares foram premiadas nas duas categorias, 2º e 5º ano do ensino fundamental.
Dentre elas nossa escola ganhou o Prêmio Escola Nota 10 no 2º ano do ensino fundamental !!!

Segundo o assessor Marcos Machado, o número representa um salto na educação, levando em consideração que o município saiu de 3 para 14 premiações. Ainda de acordo com a assessoria da PMQ, a premiação das escolas, acontecerá na próxima semana.

Segundo o site do Governo do Estado do Ceará, em junho de 2009, com o objetivo de fortalecer, valorizar e ampliar o trabalho que vem sendo empreendido pelas escolas em relação aos resultados de alfabetização, o Governo estadual, por meio da Secretaria de Educação (SEDUC), instituiu o “Prêmio Escola Nota Dez”, através da Lei 14.371, de 19 de junho de 2009.
A Lei prevê que o prêmio é destinado para até 150 (cento e cinquenta) escolas públicas que apresentarem os critérios de: (I) ter pelo menos 20 (vinte) alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental regular; (II) ter o Indicador de Desempenho Escolar de Alfabetização/ IDE-Alfa situado no intervalo entre 8,5 e 10,0. Além disso, garante contribuição financeiro  até 150 escolas com menores IDE-Alfa.

Em 06 de dezembro de 2011 foi  aprovada a Lei Estadual 15.052, que disciplina o Prêmio Escola Nota Dez e revogada a legislação anterior, a nova legislação determina que a cada ano serão premiadas até 150 escolas públicas do segundo ano e até 150 escolas pública do quinto ano do Ensino Fundamental, também serão beneficiadas as escolas públicas  em igual número das premiadas as que obtiveram  menores resultados nas avaliações do SPAECE do segundo e quinto anos. O valor da premiação por escola é calculado considerando a per capita por aluno de R$ 2.000,00,(dois mil reais) correspondente à multiplicação do número de alunos do segundo e do quinto anos do ensino fundamental avaliados pelo SPAECE. As escolas com menores IDE-Alfa e IDE 5 receberão  contribuição financeira equivalente à multiplicação do número de alunos do 2º e do 5º anos do ensino fundamental pelo valor per capita de R$1.000,00 (hum mil  reais),  para implementação do plano de melhoria dos resultados de alfabetização  e 5º ano para as escolas que obtiveram os menores resultados no IDE-Alfa e IDE 5.

O prêmio funciona:
•    Como política indutora para as escolas melhorarem seus resultados;
•    Como política apoiadora às escolas com menores resultados;
•    Está subsidiado em um modelo a aprendizagem institucional focado na disseminação de boas práticas de gestão e pedagógica;
•    Fortalecer a melhoria da qualidade na aprendizagem dos alunos  do 2º e 5º anos  do ensino fundamental da rede pública.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Projeto Luz do Saber 2012


Dia alusivo a Antônio Conselheiro






O município de Quixeramobim realizou na Praça da Prefeitura, uma programação alusiva a mostra indicativa do que deve constar o feriado de provimento que a  partir de 2013 será comemorado no dia 13 de março, através de projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores, que sanciona a lei de criação do feriado em reconhecimento do grande líder Antônio Conselheiro.

Cultura na UAB






Projeto PETECA ( Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente











O Peteca objetiva sensibilizar a comunidade escolar (pais de alunos, estudantes e educadores) para que ela, conhecendo a legislação brasileira e os prejuízos causados pela exploração do trabalho de crianças e adolescentes, venha a somar forças com as diversas entidades governamentais e não governamentais na prevenção e combate ao trabalho infantil no Ceará.

Recursos tecnológicos e aulas criativas estimulam os alunos !










Dia da Mulher







PSE - Programa Saúde na Escola








 
O Ministério da Saúde intensificará ações de promoção à saúde, prevenção e controle da obesidade em escolas públicas do país. A iniciativa faz parte da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que aconteceu em março como parte do Programa Saúde na Escola (PSE). Neste ano, mais de 50 mil escolas em 2.500 municípios brasileiros se comprometeram a implementar metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes nas escolas.O tema de trabalho prioritário em 2012 será Prevenção da obesidade na infância e na adolescência. Foram realizadas avaliações nutricionais, antropométrica e oficinas de alimentação saudável. O intuito foi alertar para a importância das boas condições de saúde para a melhoria no desenvolvimento pleno da criança/adolescente tanto na escola como na formação da cidadania, visando a aproximação da população e da comunidade escolar com a Atenção Básica à Saúde.

OBESIDADE - Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. O índice de jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passou de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009.

SAÚDE NAS ESCOLAS - As ações do Programa Saúde na Escola são desenvolvidas por equipes de Saúde da Família ligadas à Unidade de Saúde Básica (UBS), que se deslocarão até a escola para examinar as crianças e desenvolver práticas educativas de promoção, prevenção e avaliação das condições de saúde.
O Programa Saúde na Escola é desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e Educação, desde 2007, com o objetivo de prevenir e promover a saúde dos educandos de 5 a 19 anos. A iniciativa foi integrada ao Programa Brasil sem Miséria, lançado pela Presidência da República em 2011.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Campeonato de Futebol